segunda-feira, 10 de maio de 2010

Layout Para Pintar e bordar


                                            



                                                                             
Panos de Copa - Pratos do Dia





Clique sobre as imagens para ampliar e/ou imprimir









Trabalho finalizado

Molde do trabalho





Você vai precisar de:

• Tecido para pintar e bordar com barra de étamine ESTILOTEX (Ordem 4200), nas cores 01 (branco óptico), 04 (salmão), 05 (verde água), 06 (amarelo), 07 (azul bebê), 08 (rosa bebê), 14 (cru), sendo 70 x 50 cm para cada pano de prato.
 Pode fazer um vestidinho de croche e  agregar se for um  pano de pratos  para forrar mesinha  de bebes



• Linha mouliné nas cores indicadas junto a legenda dos gráficos.



Pontos Empregados



• Ponto cruz dupla face e ponto atrás.





Modo de fazer:



a. Centralize e borde os motivos em cada pano de prato. Importante: deixe dois blocos de fios entre as letras maiúsculas e minúsculas.



b. Use três fios de linha mouliné para o ponto cruz e dois para o ponto atrás.



c. Embainhe as bordas

Só Ponto Cruz Indicação de Blogs que façam este trabalho Lindo


                                    
Como Bordar em Ponto Cruz


Se estiver pensando em bordar, uma das técnicas que precisa aprender é o ponto cruz. Esta técnica de bordado é antiga e permeia várias culturas ao redor do planeta. As imagens abaixo mostram o método sendo utilizado em uma tela de plástico com linha, para permitir que aprenda facilmente a técnica.


Corte de acordo. Corte seu tecido no tamanho sugerido pelo seu molde, e marque o centro. Para a linha, use um metro. Linha para bordado vêm em grupos de seis linhas em um novelo, e você vai ter que separar uma linha. Passe a linha na agulha, para que as pontas fiquem juntas.




Comece do canto superior esquerdo do ponto, passe a agulha a partir do fundo, segurando a ponta da linha por trás. Deixe 3cm de linha para formar uma âncora.





Passe a linha para o canto inferior direito, e volte pelo canto superior direito e para baixo ao canto inferior esquerdo, formando um X. A cada passada da agulha, puxe toda a linha, deixando-a firme com o tecido.



Comece o próximo ponto usando dois buracos do mesmo ponto anterior.



Repita passando os pontos por cima da ponta de âncora deixada no avesso do tecido.



DicasVocê pode passar duas linhas na agulha e deixar uma ponta solta para desfazer erros, mas isto também aumenta os riscos da linha sair da agulha.


Você também pode começar com o método da alça: ao invés de usar uma linha, dobre-a ao meio e passe as duas pontas pelo buraco da agulha, e uma alça vai se formar. Passe a linha de trás para a frente, deixando a alça pendurada no fundo, e forme a primeira metade do ponto passando a linha por trás de cima para baixo. Ao passar, passe a agulha por dentro da alça, e a linha vai ficar presa, mas vai ser mais difícil corrigir erros no posicionamento dos pontos.

Existem padrões e moldes de ponto cruz gratuitos em muitos lugares da internet. Existem também softwares que geram os pontos a partir de seus próprios desenhos, como os PCStitch or EasyCross.

Quando há vários pontos da mesma cor em uma fila, faça primeiro a metade inferior dos pontos da fila, e volte cruzando todos eles. Isto tem dois benefícios principais, economizar linha e dar um aspecto mais uniforme ao produto final.

AvisosEvite puxar a linha toda pelo tecido no primeiro ponto. Você precisa deixar linha suficiente para fazer a âncora dos pontos no fundo, ou a ponta vai soltar e os pontos desfiarão.

Sempre faça primeiro as áreas grandes do seu molde primeiro.

Mantenha-se localizada no desenho para evitar erros. Se tiver dificuldade em contar, faça uma fotocópia e vá pintando o padrão a medida que dá os pontos.

Materiais necessáriosLinha para bordado

Um molde

Agulha para ponto-cruz

Tecido para ponto-cruz